terça-feira, setembro 10, 2013

Lugares Bíblicos - Monte Moriá

Monte Moriá ou terra de Moriá?

Localizado a leste de Sião, o Monte Moriá tem uma altitude média de 800 metros ao nível do Mediterrâneo. De forma alongada, sua parte mais baixa era conhecida como Ofel. No tempo de Abraão, Moriá não designava propria­mente um monte, mas uma região. 

“Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.” Gn 22:2
Observe o que a Bíblia diz: “...e vai-te à terra de Moriá; ...sobre um dos montes, que eu te mostrarei.”

Moriá é sinônimo de sacrifício e abnegação. Nesse monte, o patriarca Abraão passou a maior prova de sua carreira espiritual. Premido pelo Todo-poderoso, prepara­va-se para sacrificar seu filho, seu único filho Isaque, quando ouviu este brado: "Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho." (Gn 22.11,12). Continua a narrativa: "Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho." (Gn 22.13)
Abraão Levando Isaque para o Sacrifício por Domenichino, 1602.
Mil anos após a era patriarcal, Salomão construiu o Templo nessa elevação. A Casa do Senhor, entretanto, foi destruída por Nabucodonozor, em 587 a.C. Reconstruída no tempo de Esdras e Neemias, foi novamente destruída pelo general Tito, no ano 70 de nossa era. Atualmente, sobre esse monte, encontra-se a Mesquita de Omar ou Domo da Rocha, um dos lugares mais sagrados para os muçulmanos.

Atual Mesquita de Omar
O que significa Moriá? O professor Zev Vilnay, citado por Enéas Tognini, explica: "Os sábios de Israel pergunta­ram: - 'Por que este monte se chama Moriá?' - Porque vem da palavra 'Mora', que, em hebraico, significa temor. Desta montanha o temor de Deus percorreu a terra toda. Outra versão diz que vem de 'ora', que quer dizer luz, pois quando o Todo-poderoso ordenou: 'Haja luz', foi do Moriá que pela primeira vez brilhou a luz sobre a humanidade."

Hoje, Moriá poderia ser chamado "Montanha das Lá­grimas". Do Templo, restou apenas uma muralha na qual judeus de todo o mundo choram seu exílio e suas amargu­ras. O Muro das Lamentações é o último resquício da gló­ria passada de Israel.
Muro das Lamentações e ao fundo a Mesquita

Próximos eventos da Igreja

--Alguns participantes de grupos de louvor de diversas igrejas tiveram o desejo de realizar um Encontro Interdenominacional de Louvor. Começaram a se organizar e marcaram o evento para o dia 12 de outubro na Escola Menno Simons, a partir das 19:30. Este evento tem como finalidade unir as igrejas evangélicas localizadas na campanha do nosso município e render nosso louvor a Deus. Se você tiver o desejo de manifestar a tua gratidão a Deus através dos dons que Ele te deu, como teatro, coreografia, poesia, música, inscreva-se com a irmã Regina, o irmão Jateniel ou na secretaria, com a irmã Rejane. Não há limite de idade para participar: crianças, jovens, adultos e velhos a hora de louvar a Deus é agora! Participe!

--No dia 13 de outubro será festejado aqui em nossa igreja o Dia das Crianças e para isto será preparado um almoço para as crianças e seus pais e todos os professores da escola dominical e sua família.

--O pr. Udo Siemens já agendou a sua próxima visita à Colônia Nova e arredores, para os dias 13 à 20 de outubro. Ele estará disponível para aconselhamentos aqui na igreja nos dias 17, 18 e 19 (quinta à sábado). Interessados em já deixarem agendado o aconselhamento, favor ligar para a secretaria (3246-3155). O pr. Udo também estará disponível para aconselhamentos na Médici, dia 14, que podem ser marcados com a irmã Gertrudes Bärg e na Pioneira no dia 15, marcar com a irmã Rosane Kätler. Ele estará também com as turmas do Obreiro Aprovado nesses dias, onde irá conversar sobre o tema: “Como fazer aconselhamento.” Na sexta e sábado (18 e 19) ele dará palestras abertas a todos que quiserem participar!!

Com quem você anda???

Andar com Deus
(Gênesis 5.18-24)
“Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado” Gênesis 5.24

     Refletindo nesse texto, podemos imaginar que certo dia Enoque saiu de sua casa para visitar familiares seus. Encontrou diversos e a todos levou uma palavra de encorajamento a viverem sempre os princípios de Deus. Ao entardecer, Enoque se preparava para o retorno quando Deus lhe falou: Enoque, hoje você está mais perto da minha casa do que da sua. Venha comigo! Ele concordou e foi levado aos céus por Deus para viver com Ele, sem experimentar a morte (Hebreus 11.5).
    Pense nos familiares de Enoque! Como será que sua esposa recebeu a notícia do arrebatamento do marido? Será que ela também não andava com Deus? Se sim, poderia ter ido com ele. E Matusalém, seu primeiro filho, não andou também com Deus? De acordo  com os registros bíblicos, sua vida foi a que teve a duração mais longa, 969 anos (Gênesis 5.27). Teria sido a recompensa pela obediência do pai? A Bíblia nos dá a certeza de que pelo menos um dos descendentes de Enoque seguiu o exemplo do bisavô: Noé, homem justo, íntegro e que andava com Deus (Gênesis6.9).
     Em toda a história, as pessoas que vivem para agradar a Deus são sempre a minoria. Jesus confirma esta triste realidade, ao mencionar que o acesso para a perdição é largo e espaçoso e muitos andam por ele; já o caminho para o céu, diz Jesus, é estreito e poucos o encontram (Mateus 7.13-14). Enoque andou com Deus, ou seja, viveu sempre de acordo com a vontade do Senhor Deus e o tinha como amigo, um companheiro de caminhada. E você, anda em companhia de quem? Lembre-se Jesus não é apenas um bom caminho, mas o único caminho que conduz ao Pai. É por este caminho que você tem andado? 

Andar com Deus é ter uma vida dedicada a cumprir sua vontade