terça-feira, abril 09, 2013

Lugares Bíblicos - Mar Vermelho

MAR VERMELHO


Êxodo 14:15-31: "Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros, e os egípcios saberão que eu sou o Senhor  quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros. E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles. E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.  Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda. E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar. E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor  na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios. E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios. E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros. Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar, porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou. Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda. Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar. E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo."

O Mar Vermelho é famoso pela travessia conduzida por Moisés do povo judeu, recém libertado pelos Egípcios, a caminho de Israel. Também é conhecido por ter uma biodiversidade exuberante, tanto de peixes quanto de corais.

O Mar Vermelho possui águas relativamente quentes, variando entre 21 e 25 graus Celsius na sua superfície. Alguns dos principais países banhados por suas águas são Egito, Israel, Arábia Saudita, Jordânia e Sudão.

Cenário de um dos mais espetaculares trechos da Bíblia, o Mar Vermelho ainda hoje é fascinante por sua beleza e riqueza em recursos naturais. Segundo o relato bíblico, teria sido neste golfo do oceano Índico, entre a África e a Ásia, que Moisés atravessou com o povo hebreu quando saíam do Egito rumo à Terra Prometida. Deus abriu as águas, formando um corredor seco para que os hebreus atravessassem, fechando-o de novo quando os egípcios os perseguiam.

Há pouco, cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, fizeram estudos sobre a região na época da Bíblia e consideraram que o fenômeno da abertura das águas pode mesmo ter acontecido.

Entretanto, muitas dúvidas pairam sobre o assunto, mas não exatamente sobre a intervenção divina. “Traduções podem ter sido feitas de forma errada. Muitos estudiosos afirmam que o que foi traduzido como Mar Vermelho na Bíblia pode se referir a Mar dos Juncos”, diz o arqueólogo Rodrigo Silva, fundador do Museu Arqueológico Paulo Bork, em Engenheiro Coelho (SP). Mar dos Juncos não se refere a uma massa aquática, exatamente, mas a uma região nas suas proximidades. Do mesmo modo, o Mar Vermelho é um golfo do Oceano Índico, hoje ligado ao Mediterrâneo pelo Canal de Suez, mas o nome também designa a região à sua volta.

Em todo caso, a abertura das águas está descrita na Bíblia, deixando bem claro que uma parte seca do leito apareceu e deixou os hebreus passarem, sob a força de um forte vento. Mesmo que alguns cientistas discutam se foi mesmo um milagre ou um fenômeno da natureza sem interferência sobrenatural, eles poderiam responder o porquê de os hebreus estarem exatamente no ponto em que a água se abriria, no exato momento em que eles mais precisaram?

Hoje, o Mar Vermelho é amplamente visitado por seu inesgotável potencial turístico e sua abundante beleza natural, sendo um dos lugares mais procurados no mundo por mergulhadores por seus vastíssimos corais, sua riquíssima fauna aquática e diversos naufrágios. Com 438 mil metros quadrados, sua profundidade média é de 480 metros, e sua profundidade máxima é de mais de 2,2 mil metros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário