quarta-feira, outubro 02, 2013

Ganância, o que a Bíblia diz

Veja o vídeo abaixo The Black Hole (O Buraco Negro), que mostra muito claramente como a ganância pode dominar uma pessoa. Depois, leia os comentários e reflexões que seguem.


1) Caráter

"O caráter determina como uma pessoa usa a sua inteligência". Um homem vai agir nas oportunidades que se apresentam e reagir às circunstâncias de acordo com seu caráter que é moldado por seus valores. Por isso, é muito importante que uma pessoa defina conscientemente seus princípios, valores e convicções, pois disso depende a sua vida.
"Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida". Pv 4:23

2) A ganância escraviza e aprisiona

É fato que o homem naturalmente tem seu caráter corrompido. A ganância é definida na Bíblia como pecado (Ef 5:5). Ela já está lá no coração do homem.
Observando a História da humanidade, em qualquer época, em qualquer lugar, percebe-se como ela está presente, e o estrago que causa. Quantos homens foram consumidos pela ganância. "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância..." Lc 12:15a

"Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vem de dentro e tornam o homem 'impuro'".Mc 7:21-23

3) Colhemos o que plantamos

É certo que vamos colher o que plantamos. Não é possível colher algo diferente. Não temos como escapar desse fato. A questão é que nos enganamos a nós mesmos, pensando que seremos uma exceção. Mas, no tempo oportuno, quando menos esperamos, acabamos colhendo o que plantamos.
"Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração". Lc 6:43-45
"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá". Gl 6:7

4) O pecado gera a morte

No vídeo, vimos como a ganância dominou um homem. Mas assim acontece, efetivamente, com qualquer pecado, que gera a morte, ou seja, separação eterna de Deus.
"Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: 'Estou sendo tentado por Deus'. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte". Tg 1:13-15

Há solução para o problema do pecado?

Todos são pecadores. "Não há nenhum justo, nem um sequer" Rm 3:10b.
"Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus". Rm 3:23
Se você refletir e meditar mais um pouco sobre o que assistiu e leu, certamente obterá mais percepções e aplicações úteis, mas a questão principal que deve ser levada a sério é o problema do pecado, que todas as pessoas precisam resolver em sua vida. O homem, por si mesmo, inclinado naturalmente para o pecado, está condenado à separação eterna de Deus. Que esperança há, então, para ele?
"Pois o salário do pecado é a morte [inferno, separação eterna de Deus], mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus, nosso Senhor". Rm 6:23

Sim, há solução.

Mas a solução não está onde normalmente as pessoas procuram. Para esse problema, o dinheiro não tem valor algum. A religião também não pode salvar. As boas obras também não, pois, por mais que uma pessoa se esforce, não consegue ser boa o suficiente para merecer a salvação. Não há nada que uma pessoa possa fazer, por si mesma, por seus próprios méritos, para obter a salvação da morte eterna.
"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie". Ef 2:8-9
Por sua imensa graça, Deus nos dá gratuitamente a solução para o problema do nosso pecado. Essa solução é Jesus Cristo, por meio do que Ele fez por nós.
"Dificilmente haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra o seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores". Rm 5:7-8
A única maneira de uma pessoa ser salva da morte eterna gerada pelo seu pecado é através de Jesus Cristo. Ele pagou o preço para que pudéssemos ser salvos e obter a vida eterna no Reino de Deus.
"Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim". Jo 14:6
"Não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos". At 4:12

Como obter a salvação?

Aceitando a solução dada por Deus, ou seja, crendo em Jesus.
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus". Jo 3:16-18
"Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não terá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele". Jo 3:36
"E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho [Jesus]. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida". 1Jo 5:11-12
Você reconhece que é pecador e que necessita da graça de Deus? Você crê em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor? Essa é a decisão mais importante que uma pessoa precisa tomar durante a sua vida nesta terra.

terça-feira, setembro 10, 2013

Lugares Bíblicos - Monte Moriá

Monte Moriá ou terra de Moriá?

Localizado a leste de Sião, o Monte Moriá tem uma altitude média de 800 metros ao nível do Mediterrâneo. De forma alongada, sua parte mais baixa era conhecida como Ofel. No tempo de Abraão, Moriá não designava propria­mente um monte, mas uma região. 

“Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.” Gn 22:2
Observe o que a Bíblia diz: “...e vai-te à terra de Moriá; ...sobre um dos montes, que eu te mostrarei.”

Moriá é sinônimo de sacrifício e abnegação. Nesse monte, o patriarca Abraão passou a maior prova de sua carreira espiritual. Premido pelo Todo-poderoso, prepara­va-se para sacrificar seu filho, seu único filho Isaque, quando ouviu este brado: "Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho." (Gn 22.11,12). Continua a narrativa: "Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho." (Gn 22.13)
Abraão Levando Isaque para o Sacrifício por Domenichino, 1602.
Mil anos após a era patriarcal, Salomão construiu o Templo nessa elevação. A Casa do Senhor, entretanto, foi destruída por Nabucodonozor, em 587 a.C. Reconstruída no tempo de Esdras e Neemias, foi novamente destruída pelo general Tito, no ano 70 de nossa era. Atualmente, sobre esse monte, encontra-se a Mesquita de Omar ou Domo da Rocha, um dos lugares mais sagrados para os muçulmanos.

Atual Mesquita de Omar
O que significa Moriá? O professor Zev Vilnay, citado por Enéas Tognini, explica: "Os sábios de Israel pergunta­ram: - 'Por que este monte se chama Moriá?' - Porque vem da palavra 'Mora', que, em hebraico, significa temor. Desta montanha o temor de Deus percorreu a terra toda. Outra versão diz que vem de 'ora', que quer dizer luz, pois quando o Todo-poderoso ordenou: 'Haja luz', foi do Moriá que pela primeira vez brilhou a luz sobre a humanidade."

Hoje, Moriá poderia ser chamado "Montanha das Lá­grimas". Do Templo, restou apenas uma muralha na qual judeus de todo o mundo choram seu exílio e suas amargu­ras. O Muro das Lamentações é o último resquício da gló­ria passada de Israel.
Muro das Lamentações e ao fundo a Mesquita

Próximos eventos da Igreja

--Alguns participantes de grupos de louvor de diversas igrejas tiveram o desejo de realizar um Encontro Interdenominacional de Louvor. Começaram a se organizar e marcaram o evento para o dia 12 de outubro na Escola Menno Simons, a partir das 19:30. Este evento tem como finalidade unir as igrejas evangélicas localizadas na campanha do nosso município e render nosso louvor a Deus. Se você tiver o desejo de manifestar a tua gratidão a Deus através dos dons que Ele te deu, como teatro, coreografia, poesia, música, inscreva-se com a irmã Regina, o irmão Jateniel ou na secretaria, com a irmã Rejane. Não há limite de idade para participar: crianças, jovens, adultos e velhos a hora de louvar a Deus é agora! Participe!

--No dia 13 de outubro será festejado aqui em nossa igreja o Dia das Crianças e para isto será preparado um almoço para as crianças e seus pais e todos os professores da escola dominical e sua família.

--O pr. Udo Siemens já agendou a sua próxima visita à Colônia Nova e arredores, para os dias 13 à 20 de outubro. Ele estará disponível para aconselhamentos aqui na igreja nos dias 17, 18 e 19 (quinta à sábado). Interessados em já deixarem agendado o aconselhamento, favor ligar para a secretaria (3246-3155). O pr. Udo também estará disponível para aconselhamentos na Médici, dia 14, que podem ser marcados com a irmã Gertrudes Bärg e na Pioneira no dia 15, marcar com a irmã Rosane Kätler. Ele estará também com as turmas do Obreiro Aprovado nesses dias, onde irá conversar sobre o tema: “Como fazer aconselhamento.” Na sexta e sábado (18 e 19) ele dará palestras abertas a todos que quiserem participar!!

Com quem você anda???

Andar com Deus
(Gênesis 5.18-24)
“Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado” Gênesis 5.24

     Refletindo nesse texto, podemos imaginar que certo dia Enoque saiu de sua casa para visitar familiares seus. Encontrou diversos e a todos levou uma palavra de encorajamento a viverem sempre os princípios de Deus. Ao entardecer, Enoque se preparava para o retorno quando Deus lhe falou: Enoque, hoje você está mais perto da minha casa do que da sua. Venha comigo! Ele concordou e foi levado aos céus por Deus para viver com Ele, sem experimentar a morte (Hebreus 11.5).
    Pense nos familiares de Enoque! Como será que sua esposa recebeu a notícia do arrebatamento do marido? Será que ela também não andava com Deus? Se sim, poderia ter ido com ele. E Matusalém, seu primeiro filho, não andou também com Deus? De acordo  com os registros bíblicos, sua vida foi a que teve a duração mais longa, 969 anos (Gênesis 5.27). Teria sido a recompensa pela obediência do pai? A Bíblia nos dá a certeza de que pelo menos um dos descendentes de Enoque seguiu o exemplo do bisavô: Noé, homem justo, íntegro e que andava com Deus (Gênesis6.9).
     Em toda a história, as pessoas que vivem para agradar a Deus são sempre a minoria. Jesus confirma esta triste realidade, ao mencionar que o acesso para a perdição é largo e espaçoso e muitos andam por ele; já o caminho para o céu, diz Jesus, é estreito e poucos o encontram (Mateus 7.13-14). Enoque andou com Deus, ou seja, viveu sempre de acordo com a vontade do Senhor Deus e o tinha como amigo, um companheiro de caminhada. E você, anda em companhia de quem? Lembre-se Jesus não é apenas um bom caminho, mas o único caminho que conduz ao Pai. É por este caminho que você tem andado? 

Andar com Deus é ter uma vida dedicada a cumprir sua vontade

segunda-feira, junho 03, 2013

666? Tatuagens eletrônicas devem substituir senhas em breve

É difícil pensar em viver sem internet e celular nos dias de hoje. Contudo, difícil imaginar que só poderemos acessá-los usando “tatuagem eletrônicas”, capazes de criptografar senhas. E elas devem se tornar realidade muito em breve. Regina Dugan, diretora da divisão de projetos especiais da Motorola, que hoje pertence ao Google, mostrou em uma entrevista recente que isso já existe.
A empresa gigante e uma das mais influentes do mundo divulgou recentemente que o instituto MC10 (da Motorola) e as equipes de engenheiros da Google já possuem um protótipo do que deve aposentar de vez as senhas.

Rápida e eficiente para a autenticação de usuários que desejam usar seus celulares e acessar seu e-mail, a própria diretora já tem uma marca tatuada em seu braço. “Alguns jovens provavelmente não gostariam de usar um relógio, mas com certeza fariam uma tatuagem dessas apenas para chatear seus pais”, justifica. Ao mesmo tempo, Dennis Woodside, CEO da Motorola, explica que os pequenos circuitos eletrônicos são flexíveis e podem ser fixados em qualquer parte do corpo. Essas tatuagens foram desenvolvidas primeiramente para o uso médico, mas as empresas de tecnologia acreditam que elas podem servir como o meio mais seguro para  evitar fraudes e roubos em transações eletrônicas no futuro.
Regina mostrou ainda que estão trabalhando numa outra opção inovadora, chamada de “autenticação vitamínica”; Trata-se de uma pílula que traz consigo um minúsculo equipamento que pode transmitir senhas, fazendo com que o corpo do usuário seja um “token”. Desse modo seria possível não apenas abrir contas de e-mail e celulares mas também caixas eletrônicos e automóveis com computador de bordo.
Regina ainda justifica que não faz sentido usar um sistema de autenticação em vestimentas, que poderiam ser roubadas ou copiadas. Por isso, a tatuagem ou a pílula chamada de Proteus Digital Health, já estão patenteadas e receberam a aprovação do Food and Drug Administration, órgão regulador americano. Elas já estão sendo testadas e os resultados até agora tem animado seus criadores.
Com informações de VEJA e Tech Tudo.

terça-feira, abril 09, 2013

Lugares Bíblicos - Mar Vermelho

MAR VERMELHO


Êxodo 14:15-31: "Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros, e os egípcios saberão que eu sou o Senhor  quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros. E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles. E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.  Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda. E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar. E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor  na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios. E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios. E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros. Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar, porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou. Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda. Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar. E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo."

O Mar Vermelho é famoso pela travessia conduzida por Moisés do povo judeu, recém libertado pelos Egípcios, a caminho de Israel. Também é conhecido por ter uma biodiversidade exuberante, tanto de peixes quanto de corais.

O Mar Vermelho possui águas relativamente quentes, variando entre 21 e 25 graus Celsius na sua superfície. Alguns dos principais países banhados por suas águas são Egito, Israel, Arábia Saudita, Jordânia e Sudão.

Cenário de um dos mais espetaculares trechos da Bíblia, o Mar Vermelho ainda hoje é fascinante por sua beleza e riqueza em recursos naturais. Segundo o relato bíblico, teria sido neste golfo do oceano Índico, entre a África e a Ásia, que Moisés atravessou com o povo hebreu quando saíam do Egito rumo à Terra Prometida. Deus abriu as águas, formando um corredor seco para que os hebreus atravessassem, fechando-o de novo quando os egípcios os perseguiam.

Há pouco, cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, fizeram estudos sobre a região na época da Bíblia e consideraram que o fenômeno da abertura das águas pode mesmo ter acontecido.

Entretanto, muitas dúvidas pairam sobre o assunto, mas não exatamente sobre a intervenção divina. “Traduções podem ter sido feitas de forma errada. Muitos estudiosos afirmam que o que foi traduzido como Mar Vermelho na Bíblia pode se referir a Mar dos Juncos”, diz o arqueólogo Rodrigo Silva, fundador do Museu Arqueológico Paulo Bork, em Engenheiro Coelho (SP). Mar dos Juncos não se refere a uma massa aquática, exatamente, mas a uma região nas suas proximidades. Do mesmo modo, o Mar Vermelho é um golfo do Oceano Índico, hoje ligado ao Mediterrâneo pelo Canal de Suez, mas o nome também designa a região à sua volta.

Em todo caso, a abertura das águas está descrita na Bíblia, deixando bem claro que uma parte seca do leito apareceu e deixou os hebreus passarem, sob a força de um forte vento. Mesmo que alguns cientistas discutam se foi mesmo um milagre ou um fenômeno da natureza sem interferência sobrenatural, eles poderiam responder o porquê de os hebreus estarem exatamente no ponto em que a água se abriria, no exato momento em que eles mais precisaram?

Hoje, o Mar Vermelho é amplamente visitado por seu inesgotável potencial turístico e sua abundante beleza natural, sendo um dos lugares mais procurados no mundo por mergulhadores por seus vastíssimos corais, sua riquíssima fauna aquática e diversos naufrágios. Com 438 mil metros quadrados, sua profundidade média é de 480 metros, e sua profundidade máxima é de mais de 2,2 mil metros. 


Você sabe quais são as maiores religiões do mundo??


AS OITO MAIORES RELIGIÕES DO MUNDO

1. Cristianismo (aprox. 2,2 bilhões de adeptos) 
Mesmo com o crescimento de outras religiões, o cristianismo continua sendo a doutrina com mais adeptos no mundo todo. Porém, seus seguidores têm mudado de perfil. Há um século, dois terços dos cristãos viviam na Europa. Hoje, os europeus representam apenas um quarto dos cristãos. Mas, o interessante mesmo é apontar onde o cristianismo mais cresceu no último século: na África Subsaariana. De 1910 para cá, a população cristã da região saltou de 9 para 516 milhões de adeptos. 

2. Islamismo (aprox. 1,6 bilhões de adeptos) 
A medalha de prata na lista das religiões é dos muçulmanos. Segundo projeções, daqui vinte anos, eles serão mais de um quarto da população mundial. Se esse cenário se concretizar, o número de muçulmanos nos Estados Unidos vai mais do que dobrar e um quarto da população israelense será praticante do islamismo. Além disso, França e Bélgica se tornarão mais de 10% islâmicas. 

3. Hinduísmo (aprox. 900 milhões de adeptos) 
Baseado nos textos Vedas, o hinduísmo abrange seitas e variações monoteístas e politeístas, sem um corpo único de doutrinas ou escrituras. Os hindus representam mais de 80% da população na Índia e no Nepal. Mesmo com tamanha variedade, são apenas a terceira maior religião do mundo. Porém, ostentam um título mais original: o maior monumento religioso do planeta. Trata-se do templo Angkor Wat – depois convertido em mosteiro budista –, que tem cerca de 40 quilômetros quadrados e foi construído no Camboja no século XII. 

4. Religião tradicional chinesa (aprox. 400 milhões de adeptos)
“Religião tradicional chinesa” é um termo usado para descrever uma complexa interação entre as diferentes religiões e tradições filosóficas praticadas na China. Os adeptos da religião tradicional chinesa misturam credos e práticas de diferentes doutrinas, como o Confucionismo, o Taoísmo, o Budismo e outras religiões menores. Com mais de 400 milhões de praticantes, eles representam cerca de 6% da população mundial. 

5. Budismo (aprox. 376 milhões de adeptos)
A doutrina baseada nos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda (600 a.C.), busca a realização plena da natureza humana. A existência é um ciclo contínuo de morte e renascimento, no qual vidas presentes e passadas estão interligadas. Como era de se esperar, essa religião oriental é a principal doutrina em vários países do sudeste asiático, como Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda maior religião do país: 71,4% da população é praticante. 

6. Sikhismo (aprox. 20 milhões de adeptos) 
Embora pouco difundido, o Sikhismo é a sexta maior religião do mundo. A doutrina monoteísta foi fundada no século 16 por Guru Nanak e se baseia em seus ensinamentos. O sikhismo nasceu na província de Punjab, na Índia, e grande parte de seus seguidores ainda vivem na região. Eles representam 1,9% da população da Índia e 0,3% de Fiji. 

7. Judaísmo (aprox. 15 milhões de adeptos)
Atualmente, a maior parte dos judeus do mundo vive em Israel e nos Estados Unidos, para onde migraram fugindo da perseguição nazista. Mesmo assim, os judeus representam somente 1,7% da população norte-americana. Enquanto isso, na Argentina, nossos hermanos judeus são 2% da população.

8. Espiritismo (aprox. 13 milhões de adeptos)
Espiritismo não é exatamente uma religião, mas também entra na lista. A sobrevivência do espírito após a morte e a reencarnação são as bases dessa doutrina, que surgiu na França e se expandiu pelo mundo a partir da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec (1857). É no Brasil que se encontra a maior comunidade espírita do mundo: 1,3% da população do país é espírita.

Fonte: Revista Super Interessante / Pew Research Forum on Religion & Public Life e The Association of Religion Data Archives.

Batismo da Páscoa

Na sexta-feira santa, dia 29-03-2013 tivemos uma grande alegria, pois 3 jovens reconheceram publicamente que entregaram suas vidas a Cristo!! Que Deus abençoe e fortifique a caminhada de cada um!

"E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado."
Marcos 16:15-16

Pr. Henrique Kasdrof, Fernanda Gielow Kasdrof, Marcelo Neufeld Ott, Ângela Martens Harder e Pr. João Udo Siemens.



















quarta-feira, abril 03, 2013

O caráter da pregação de Paulo


Atualmente nas igrejas, existem muitos discursos, mas poucas pregações; ótimas oratórias, mas na maioria faltam unção de Deus.
Qual perfil de pregador se espera do cristão? O que é, e qual diferença de pregação simples e rebuscada? Quais lições espirituais tem a pregação do apostolo Paulo?


LIÇÕES DO TEXTO 
*Paulo pregou em Corinto com humildade;
Mistério (algo que está sendo revelado) Deus tem se revelado ao longo dos tempos.
"E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria." 1 Coríntios 2:1. "Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento." 1 Coríntios 3:7.

*Paulo não buscava se autopropagar ou anunciar seus feitos, mas sim anunciar Jesus Cristo e sua obra, pois Cristo é o Centro.
"Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado." 1 Coríntios 2:2.

*A pregação que convence ao homem não são palavras persuasivas, mas são palavras que o Espírito Santo da e revela, confirmando-a.
O preparar é responsabilidade humana, mas a unção vem de Deus. O reconhecimento da dependência divina é essencial.
"A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1 Coríntios 2:4-5.

*Pregamos a sabedoria de Deus (revelação da sua vontade), não sabedoria deste mundo. A igreja deve buscar a sabedoria que vem de Deus, do alto.
"Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória." 1 Coríntios 2:6-8 

*Deus preparou muitas coisas que outrora eram ocultas. O Espírito revela as coisas de Deus. O que Deus preparou? Vida transformada, morada eterna no céu, alegria, paz e bênçãos.
"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus." 1 Coríntios 2:9-10

*O entender ou conhecer sobre Deus e a sua Palavra depende de ter a presença do Espírito de Deus e a sua revelação.
"Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." 1 Coríntios 2:11  

*Ao aceitar Jesus se recebe o Espírito de Deus, passando a ter mente de Cristo, daí por diante o crente é guiado pelo Espírito e vive segundo a vontade de Cristo.
"Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus." 1 Coríntios 2:12

*O homem natural que não tem o Espírito de Cristo não pode discernir as coisas de Deus, pois para ele é insensatez, sendo que as coisas de Deus se discernem espiritualmente e se aceitam pela fé.
"As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." 1 Coríntios 2:13-14


Conclusão do Aprendizado: Deus chama, capacita e envia, é primordial que toda obra seja feita na direção e dependência de Deus, confiando unicamente Nele. A pregação eficaz é aquela revestida da unção de Deus, e exposta em linguagem comum aos ouvintes para que entendam. Deus espera que seus pregadores anunciem toda verdade e que transmita sua revelação na integra, buscando agradar acima de tudo a Deus.

quarta-feira, março 20, 2013

Notícias


Fernandinho adia shows por questões de saúde

Quatro cidades tiveram as datas alteradas para que o cantor se recupere de problemas na coluna
Fernandinho adia shows por questões de saúde (20-03-13)

O cantor Fernandinho precisou adiar alguns shows por questões de saúde. De acordo com seu site oficial ele precisou passar por um tratamento intenso para conter a crise na coluna que ele teve dias após a gravação do DVD “Teus Sonhos”.
O texto diz que ele não foi submetido a nenhuma cirurgia e se for necessário operar ele irá comunicar através de suas fontes oficiais que são os sites e as redes sociais.
Os shows que foram adiados aconteceriam nas cidades de Guarulhos, Epitaciolândia, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Quem adquiriu ingresso não precisa se preocupar, pois já foram marcadas novas datas para estes eventos.
“Não planejamos fazer isso, mas se tornou uma necessidade e, como somos irmãos, me sinto tranquilo em pedir sua compreensão e oração”, diz trecho do texto.
O DVD “Teus Sonhos” foi gravado no último sábado (16) no HSBC Arena, no Rio de Janeiro, reunindo uma grande multidão de adoradores e também alguns amigos especiais como a cantora Fernanda Brum e o guitarrista Stu G, da banda Delirious.


Evangélicos pedem boicote ao “Pânico na Band”


Programa ridiculariza evangélicos com novo quadro (12-03-13)

O programa Pânico por várias vezes já ridicularizou as igrejas evangélicas em breves esquetes. Mas o novo “quadro” A Turma do Didimaiscedo” causou a ira de vários segmentos evangélicos, especialmente os fieis da Igreja Universal do Reino de Deus.
Como é característico do programa, uma mistura de humor non sense e piadas de gosto duvidoso, o humorista conhecido como Carioca faz uma imitação do Bispo Edir Macedo num estúdio que lembra o programa “Fala que eu te escuto”.  Ele interage com outros bispos, quase todos vividos por Eduardo Sterblitch.
A “Igreja Univernelson do reino de Nelson” mostrou um exorcismo e teve inclusive um “louvor” em ritmo de funk.
Nas redes sociais é visível o descontentamento de evangélicos, especialmente levando em conta os acontecimentos recentes envolvendo o nome do pastor Marco Feliciano.
Enquanto várias pessoas simplesmente criticam o programa e pedem “boicote à Band” outros ofendem e condenam os humoristas ao inferno.  Curiosamente, o programa entrevistou Silas Malafaia duas semanas atrás.


André Valadão divulga nome de seu próximo CD: Fortaleza

Este será o primeiro álbum do cantor pela Som Livre e terá a participação de Ana Paula Valadão e Thalles Roberto. (13-03-13)


O cantor André Valadão usou sua conta no Twitter para contar a escolha do nome de seu próximo CD, álbum que será gravado ao vivo no dia 11 de maio na cidade de Fortaleza, Ceará.
Este será o primeiro projeto lançado pela Som Livre e o nome escolhido tem muito a ver com o local da gravação: Fortaleza. Ao falar sobre a escolha desse nome, o cantor disse que Fortaleza é “um dos nomes de Deus, atributo real”.
“Sim, o nome do meu CD/DVD que será gravado em Fortaleza,CE no dia 11/05 terá o título de : #Fortaleza um dos nomes e atributos de Deus”, escreveu André no microblog.
“#Fortaleza é refúgio, proteção, lugar de apoio. Restauração, direção e preparação para as batalhas. Deus é tudo isso e muito mais!”
Os fãs estão ansiosos para esta gravação, já que André já divulgou as participações especiais que estarão com ele na capital cearense. Os nomes confirmados são: Ana Paula Valadão e Thalles Roberto.

terça-feira, março 19, 2013

Páscoa, o que significa pra você?


A páscoa já perdeu o seu sentido a um bom tempo, isso é fato! No natal ainda vemos pessoas que lembram que aquela data é para relembrarmos o nascimento de Cristo. Mas a páscoa é diferente, é só um feriadão. Tem toda a história do coelho, do ovo, com todo o seu apelo consumista.

Para mim, páscoa é sinônimo de LIBERDADE.
A páscoa, é uma cerimônia de origem judaica. E foi instituida por Deus (Ex 12) para que o seu povo, relembrasse da Sua fidelidade. Da escravidão e tirania do Egito, eles receberam a promessa divina de que esse tempo acabaria, eles teriam o seu lar.

Essa data nos traz a mente nossos primeiros passos com Cristo. Quando nós o aceitamos como nosso suficiente salvador, entendemos que essa terra não é nossa, somos peregrinos, e sabemos que Deus tem uma promessa de liberdade. Mas temos que caminhar. Se você ler a história de Êxodo, vai ver que Moisés teve trabalho com o povo, porque o Egito ainda fazia parte da mente de muitos, e aquele desejo de liberdade já estava se esvaziando em muitos corações.

Viver a páscoa é desfrutar da liberdade que temos em Cristo.

Cristo instituiu a ceia para relembrarmos a páscoa . É o momento em que relembramos que o corpo d'Ele quebrou por mim, e o sangue d'Eele verteu por mim.

Páscoa é: VIDA – GRATIDÃO – COMUNHÃO – SACRIFÍCIO – ACEITAÇÃO – GRAÇA 

Eu prefiro receber tudo isso do que um simples e passageiro chocolate. E pra você, o que a Páscoa significa??

Retirado e editado do blog de Everson Barbosa.
http://eversonbarbosa.wordpress.com/2007/04/07/blogagem-coletiva/

Páscoa 2013

Graça e paz irmãos!!
Estamos nos aproximando de uma das datas mais importante para todos nós, a Páscoa! Relembramos a entrega de Jesus por amor a humanidade e também a vitória Dele na cruz!!
E este ano será ainda mais especial e motivo de grande festa para nós e também no céu, pois três vidas se entregarão a Deus!!

"Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Lucas 15:7


Destacamos aqui os horários de nossos cultos nesses dias:
*Sexta-feira, 29/03 - 10h Culto conjunto bilingüi de Batismo
*Domingo, 31/03 - 9:30h Culto alemão, 19:30h Culto português de recepção dos novos membros e ceia. A ceia do culto alemão será realizada no dia 07 de abril. 

Ainda queremos convidar a todos para participar da Semana de Oração que será nos dias 25-28/03 Às 19:30h em nosso templo. Na quinta-feira será em português e nos demais dias em alemão. 
"Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito." Sl 147:5



segunda-feira, março 18, 2013

Como entender o julgamento de Deus?


Seremos Julgados e/ou Justificados (salvos) Somente por Deus?
Rm 8:33: "É Deus quem os justifica".
Ef 2:8-9: "É pela graça que sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é Dom de Deus - não das obras, paraque ninguém se glorie.
Resposta: É claro que somente Deus pode julgar. Jesus é o Justo Juiz que julgará com justiça (Atos 10.42). Veja o exemplo de um rio: é preciso que exista o leito (a fé) para a água fluir (a graça).

Somente Pela Fé?
Rm 3:20-28:"Por isso ninguém será justificado diante dele pelas obras da lei (...) pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, e são justificados gratuitamente pela sua graça (...) concluímos pois que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei".
Gl 2:16: "Sabemos que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, também temos crido em Jesus Cristo para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei, porque pelas obras da lei ninguém será justificado".
Resposta: A fé é indispensável: Quem nEle crê [em Jesus] não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não crê no unigênito Filho de Deus (Jo 3.18).

Pela Fé e Pelas Nossas Obras? 
Tg 2:24,26: "Vedes então que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé (...) Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as obras é morta".
Resposta: As más obras revelam uma vida não regenerada por Jesus Cristo. Logo, as obras revelam a fé, porque a fé sem obras é inoperante (Tg 2.14,17, 20). Ademais somos salvos para as boas obras (Ef 2.10). Não valem para a salvação as obras não decorrentes da fé no Senhor Jesus, fé que compreende reconhecer Sua divindade, morte e ressurreição. É por isso que Efésios 2.8 diz que ninguém compra sua salvação com seu próprio esforço (obras). A fé salvífica que produz salvação leva ao arrependimento, que leva ao perdão, que leva à salvação.

Ou Pelos Caminhos?
Ez 7:3... "te julgarei conforme os teus caminhos ..."
Ez 7:27: "Conforme o seu caminho lhes farei, e com os seus próprios juízos os julgarei".
Ez 18:30: "Portanto, eu vos julgarei, a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus".
Resposta: O homem tem o livre-arbítrio para escolher o caminho bom ou mau. O bom caminho temor a Deus, obediência à Sua palavra, etc,- o levará à Vida Eterna. O outro, à morte eterna. De acordo com o caminho escolhido, será o homem julgado.

Ou Pelo Proceder e Pelo Mérito das Obras?
Jr 17:10 "Eu sou o Senhor que esquadrinho o coração, e que sondo os afetos; eu dou a cada um segundo o seu proceder, e segundo o mérito das suas obras".
Resposta: As boas obras são as que se originam no coração do homem temente a Deus e crente no Senhor Jesus. A Deus ninguém engana porque Ele esquadrinha o coração. Às vezes o homem pensa que está operando boas obras, mas Deus diz: Enganoso é o coração... (Jr 17.9).

       Ademais, não devemos nos preocupar sobre o nosso julgamento porque, como disse, o Justo Juiz julgará com justiça. Cabe a Ele avaliar o mérito ou demérito. É SÓ CRER EM JESUS CRISTO; ACEITÁ-LO COMO SENHOR E SALVADOR; DEIXAR OS PECADOS, E DORMIR TRANQÜILO. Não devemos ficar ansiosos quanto ao nosso julgamento. O justo viverá pela fé. A verdade é que as obras isoladas não salvam. Fosse assim, um ateu caridoso iria para o céu.

Família, Criação de Deus


A promessa de um lar feliz transmite a ideia de uma família feliz, visto que a expressão “lar”, dependendo do contexto, pode se referir ao lugar onde a família habita, ou a própria família em si.

Lar, vem do latim lare, que significa parte da cozinha onde se acendia o fogo para preparar os alimentos e aquecer o ambiente; daí se origina o termo lareira. A palavra “família” é de origem latina famíliae, e é usada para definir um vínculo doméstico, íntimo. 

A família (ou lar) é a mais importante instituição social estabelecida por Deus, sendo ela mesma a base de todas as outras. A destruição, inversão de valores, deturpação, descaracterização e a desmoralização da família, implicam diretamente num profundo caos, produzindo os mais terríveis danos à humanidade, quer sejam de ordem moral, espiritual, econômica, fraternal e social.

A preservação do lar e da família depende diretamente da obediência aos princípios estabelecidos por Deus em sua palavra. Negligenciar a Bíblia é voltar-se contra o Criador e trabalhar para a destruição das coisas que Ele criou, definidas pelo escritor sagrado como muito boas “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.”

EXISTE LAR OU FAMÍLIA PERFEITA?
Observe o que declara o pastor e terapeuta familiar Josué Gonçalves:
“Um dos muitos problemas, quando se trata sobre família, é o conceito no meio evangélico, de que, como crentes, nossa família tem que ser perfeita. Afinal, não temos um Deus, um Salvador, a Bíblia, a garantia de uma vida eterna? Isso é o que alegam os defensores desse conceito. Esquecem-se de que a família é formada por pessoas limitadas, imperfeitas, que carregam traumas emocionais, frustrações, que tiveram problemas de orientação na infância, e tudo isso influencia a vida comunitária íntima da família. A pregação de que a família deve (ou tem de) ser perfeita leva muitas pessoas a experimentarem frustrações nessa área, pois percebem que este é um alvo impossível de ser alcançado. Como não conseguem alcançá-lo camuflam os problemas, escondendo-os atrás de uma capa de aparência de que ‘tudo vai bem’, quando na realidade não vai. Estes pregadores estão levando as famílias a uma vida farisaica, o que pode ser um dos motivos dos filhos estarem abandonando a fé. Essa atitude torna-se um peso para as pessoas. Não foi isto que Deus planejou para nós seres humanos. Famílias perfeitas não, mas famílias felizes sim.” (Família: os segredos do sucesso de uma família bem ajustada. 6 ed. São Paulo: Editora Mensagem para Todos, 1999, p. 11-12)

O texto acima citado nos conduz para algumas reflexões:
- Em primeiro lugar, a perfeição, embora seja um ideal divino (II Co 13.9, Hb 6.1), é algo que não poderá ser vivenciado plenamente nesta vida devido às limitações que o pecado nos impõe;

- Em segundo lugar, parece-nos que as famílias que mais sofrem com este tipo de problema são as dos obreiros, devido às pressões que sofrem da igreja, e por vezes, do próprio obreiro, exigindo dos seus entes queridos uma conduta “perfeita”, em nome da preservação de sua imagem, não considerando as limitações que a própria natureza humana os impõe. A mulher do obreiro e os filhos do obreiro, embora devam de certa forma zelar pelo ministério do homem de Deus, não podem carregar um fardo impossível de ser suportado. 

A ORIGEM DO LAR E DA FAMÍLIA
Deus é o criador da família. A criação da família funde-se com a criação da humanidade:

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move na terra.” (Gn 1.27-28)

Pode-se afirmar que o primeiro lar existiu no Édem (Gn 2.8, 15). O lar foi assim preparado e estabelecido por Deus como um lugar de bênçãos e felicidade. A responsabilidade do homem era “cultivar” e “guardar” o seu lar (v.15).

A QUEDA DA FAMÍLIA
O pecado entrou na família por meio de uma atitude egoísta e deliberada do homem (1 Tm 2.14), conforme detalhes narrados em Gênesis 3.6:

E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

A CORRUPÇÃO GERAL DA FAMÍLIA
A perda dos referenciais de bondade, santidade, integridade, moralidade e amor, promoveram na família uma corrupção generalizada: 

A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. (Gn 6.11-12)

A SALVAÇÃO E A RESTAURAÇÃO DA FAMÍLIA
A operação da graça de Deus na vida da família pode ser observada pelos seguintes aspectos:
- A salvação profetizada na aliança adâmica (Gn 3.15)
- A salvação figurada na aliança noética (Gn 6.13-18)
- A salvação prometida na aliança abrâmica (Gn 12.1-3)
- A salvação providenciada em Cristo Jesus (At 10.24-48, At 27-34)

OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA A FAMÍLIA
Segue abaixo uma relação das principais atribuições de Deus para a família:
- Procriação da humanidade e Prazer sexual para o casal (Gn 1.28; Pv 5.15-19). A prática e o prazer sexual é uma bênção de Deus que é legitimada pelo casamento, com o propósito de constituir família e edificar um lar;
- Subsistência (Gn 2.15; 3.19). É no lar e na família que a provisão para o sustento, a alimentação, a vestimenta e outras necessidades básicas de seus membros devem ser supridas;
- Educação (Dt 6.4-9). Um dos grandes erros dos tempos atuais é o fato da família ter terceirizado a educação moral e espiritual dos filhos. Escola e Igreja cumprem hoje o papel principal na formação destes valores, quando na realidade deveria cumprir um papel auxiliar;
- Proteção (Dt 22.8). O apoio que recebemos da família, a ajuda nos momentos difíceis, o ombro e o peito amigo do marido, da esposa, dos pais e dos filhos, transmitem uma sensação de segurança e proteção insubstituíveis;
- Adoração e serviço a Deus (Gn 4.1-5; 26; 8.18-21; 13.1-4; Ex 12.1-21; Dt 6.4-9; 11.18-21; Js 24.15 e outros). É no lar e na família que a adoração e o serviço a Deus devem ser primeiramente exercitados. A adoração e o serviço na igreja devem ser compreendidos como uma extensão da adoração e do serviço no lar.

O sucesso e a felicidade na família está em ter a palavra de Deus como fundamento (Mt 7.24-29) e Tê-lo como principal edificador (Sl 127.1a). Infelizmente, a família cristã tem negligenciado e relativizado os valores cristãos e os princípios da palavra de Deus. O Senhor já não é realmente o edificador de muitos lares e famílias que o confessam e o adoram apenas de lábios. Como resultado, cada dia a família cristã se torna mais infeliz, mais dividida e incapaz de ser sal e luz para os demais lares e famílias da terra.
"Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união."
Salmos 133:1


quarta-feira, março 06, 2013

Notícias


Padre se irrita com questionamentos, expulsa menina de onze anos e sugere que ela frequente igreja evangélica. 05-03-13

Questionar lideranças religiosas não é algo comum, e quando acontece, questões simples viram polêmica. Um padre expulsou uma coroinha de sua paróquia e a mandou procurar uma igreja evangélica, por não gostar de seus questionamentos.

A confusão ocorreu em São José das Palmeiras, durante um encontro de coroinhas, quando a menina de onze anos perguntou ao padre o motivo da exigência de estar presente em todas as reuniões de catequese e também nas posteriores, voltadas a grupos que são divididos por faixas etárias.
Segundo informações do telejornal RPC TV, o padre ficou incomodado com o questionamento da garota, alterou o tom de voz e disse que não a queria mais nos encontros, pois com aquele comportamento, nem Deus a queria mais, e finalizou dizendo que ela deveria procurar uma igreja evangélica.
A mãe da menina afirmou que sua filha participa das reuniões desde os quatro anos de idade, e que estava “desesperada”. Rosane Bruno afirmou que o padre exagerou e será processado: “Eu quero justiça para ela, porque, agora, ela está impedida de ir na igreja, coisa que ela gosta, ela está impedida de frequentar a catequese e o que vai ser dela. E se ele fizer isso com outras crianças?”, questionou.
A coordenadora dos coroinhas Sandra Menon afirmou à reportagem que a discussão começou após a menina não concordar com os termos e imposições feitas ao grupo: “Ela questionou o padre. ‘Por que tem que ir tanto na igreja?’ [...] E ela ainda dialogou: ‘padre, mas assim a gente não vai sair da igreja’. Daí começou. Ela começou a alterar a voz, o padre começou a alterar a voz com ela. E nesse altera voz, ele [padre] falou que não aceitaria ela mais como coroinha na igreja. [O padre falou] ‘Você não precisa vim mais nem na catequese nem participar de movimento nenhum e nem na igreja porque nem Deus te quer assim. Pode ir para uma igreja evangélica’”, relatou Sandra.
O bispo responsável pela igreja, dom Dirceu Vegine, afirmou que irá conversar com a família e depois fará um pronunciamento a respeito do ocorrido, de acordo com informações do G1.

sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Programações da Igreja

Olá irmãos!
Estamos começando as diversas atividades de nossa igreja! Fiquei ligado nos horários e programações!
*Nesta sexta começaram os encontros da Terceira Idade! É realizado em sua maior parte em língua alemã, mas todos estão convidados.
*Também hoje começam os encontros do Grupo de Adolescentes. Tudo acontece em português e todos adolescentes de 12 à 17 anos estão convidados a participar deste grupo!
*Todos os sábados, às 20:30 acontece a reunião do Grupo de Jovens, também em português! Todos acima de 17 anos serão bem vindos!
*Na quarta, dia 06, também começam as atividades da União Feminina e o Ministério com as Crianças que acontece na ex-Escola Menno Simons. Além do culto de Estudo Bíblico em alemão.
*No dia 16 de março teremos o primeiro Encontro de Casais deste ano. Não deixe de participar, será no sábado às 20h na ex-escola Menno Simons.

Além das programações da semana, temos os nossos Cultos Dominicais. Às 9:30 os cultos em alemão e a partir de março os cultos português serão a noite, às 19:30h! Venha nos visitar e vamos louvar juntos ao Senhor!

No dia 10 de março, haverá um Batismo em Sobradinho. Se você tiver interesse em ir, dê o seu nome na secretaria até o dia 06/03.

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Notícia sobre Missões


Tensão na Nigéria: 23 cristãos são mortos e 18 tiveram suas gargantas cortadas por militantes islâmicos, 11/02/2013

Em Musari – Nigéria, os últimos ataques aconteceram depois de suspeitos combatentes do Boko Haram matarem dezenas de pessoas, dentre elas alguns cristãos, cortando suas gargantas

A Nigéria tem sido palco de muitos conflitos sectários, frequentemente tendo cristãos como alvos. Em Abuja, militantes mataram pelo menos 23 pessoas por desobedecerem a lei religiosa islâmica, conhecida como Sharia, segundo moradores. 

Em 21 de janeiro, atiradores islâmicos dispararam contra um mercado no Estado de Borno matando 18 pessoas. Um comerciante local, Alhaji Abba Ahmed disse aos jornalistas que o ataque ocorreu na aldeia Damboa. "Homens armados, suspeitos de serem membros do grupo islâmico Boko Haram, vieram ao mercado da cidade e mataram 13 caçadores da região, enquanto outras cinco pessoas morreram em consequência dos ferimentos no hospital" disse ele.

Os moradores disseram que os militantes pareciam ter como alvo os caçadores locais por venderem "carne de caça", como carne de porco e macacos, o que é proibido por muçulmanos locais. Boko Haram, que significa "Educação ocidental é um pecado", ordenou que os cristãos deixassem a região e exortou os muçulmanos para se deslocarem de áreas do sul para o norte. 

O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, que é cristão, foi criticado sobre os planos de implantar cerca de 1.200 soldados, como parte de uma força de intervenção do Oeste Africano para combater militantes islâmicos que ocupam o norte do Mali. Sua intenção é melhorar a proteção aos cristãos, especialmente nas regiões do país dominadas pelo islamismo. 

Os críticos temem que o envolvimento da Nigéria possa inflamar ainda mais a sua própria revolta. No entanto Goodluck Jonathan disse à agência de notícias Reuters que o combate aos "jihadistas" é do interesse da Nigéria por causa das ligações entre seus islamistas e os dos países desertos ao norte, como o Mali.

Ore pela Nigéria:
*Para que os cristãos que estão sofrendo ataques e perseguições possam encontrar coragem no Senhor e que não desistam de sua fé em Jesus.
*Pelas famílias que perderam entes queridos assassinados pelo Boko Haram. Que Deus possa confortar o coração deles com o Seu amor.
*Para que o governo tenha coragem e força para tomar providências e para que esses ataques terroristas contra cristãos cessem dentro da Nigéria.

Acampamento para famílias cristãs, no Iraque, supera as diferenças étnicas, 10/02/2013

Cerca de 200 crianças cantam, riem e correm em volta do terreno fazendo sons felizes. Nas famílias do Oriente Médio raramente há apenas duas crianças, então, quando são autorizadas a irem em qualquer evento, geralmente superam a quantidade de adultos, de longe.

Suha*, uma criança de 9 anos é borbulhante e muito animada: "Quando fico sabendo que o acampamento para famílias está chegando eu fico super feliz porque sei que esses dias serão muito legais para fazer novos amigos e brincarmos juntos. Eu sou a única criança cristã, tanto em casa quanto no bairro onde moro". 

O ambiente é acolhedor e descontraído. Ninguém nunca imaginaria que o acampamento atravessa tantas barreiras linguísticas, culturais e denominacionais. Casey, um dos funcionários do acampamento explica: "Os participantes vêm do Norte do Iraque, e eles são de origens étnicas diferentes. Alguns são árabes ou assírios nascidos como cristãos, alguns são curdos e nascidos como mulçumanos. Leva um tempo para aprenderem a amar e respeitar um ao outro, mas aqui no acampamento, nós tentamos viver como uma família: a família dos filhos de Deus."

O acampamento é cheio de atividades divertidas. Mas não é apenas a diversão que atrai as famílias para este acampamento, explica Mohieb, um dos pais: "Eu fiquei muito satisfeito na hora da devocional do pequeno grupo de oração pois aprendemos a nos aproximar mais de Deus, nesta manhã. Os programas infantis também foram importantes e maravilhosos! As crianças também se sentiram felizes em ter pequenos grupos e eu agradeço a Deus por este ano que foi um tempo incrivelmente especial para minha família e para mim."

Outro pai de família, que trouxe seus quatro meninos, concorda: "Meus filhos estão muito animados com toda a programação e eu me sinto tão bem em vê-los felizes e encorajados!" A equipe do acampamento tem tido tempo extra para fazer do mesmo uma experiência inesquecível para todos. A brincadeira favorita é aquela em que os homens começam a fazer brincos para suas esposas e as esposas começam a escolher gravatas para seus maridos. Todo mundo se esforça, mas também recebe algo em troca. Casey explica: "Todo mundo está envolvido para arrumar as mesas para o jantar, grupos de cada cidade representada revezam para servir o alimento, mas você também será servido. Nós estamos ensinando o respeito, o amor mútuo, a valorização do próximo de uma maneira real e tangível. Não é assim que Jesus nos ensinou a viver?"

O calor da tarde está abrindo caminho para o frio da noite. Muitas famílias estão visitando e se sentando na sombra em baixo das videiras, no grande e aberto pátio verde. Há risos, há lágrimas, muitos estão compartilhando as alegrias e tristezas dos últimos meses e orando uns pelos outros. Em um país onde as famílias não tiram férias e principalmente passam o tempo livre em suas próprias casas, essa é uma respiração muito bem-vinda de ar fresco. Uma das senhoras mais velhas de uma igreja em Dohuk explica: "Tudo no acampamento é tão diferente do que uma conferência seria normalmente. Os palestrantes foram excelentes e os jogos foram muito divertidos. Também tivemos tempo para falar com Deus e uns com os outros, em vez de apenas ouvir uma pessoa falando por um longo tempo."

Para Marjam, que foi nessa conferência pela primeira vez, ainda parece incrível que isso seja possível. "Graças a Deus tivemos corações sensíveis uns para com os outros e o amor que eu vi era como eu penso que será no céu. Foi um grande milagre poder sentir tudo isso aqui, sou muito grato por isso. Jesus nos diz para amar e apreciar um ao outro como se nós realmente fôssemos uma família. Isto é o que eu vi no acampamento para famílias! Eu nunca vou esquecer esta experiência e vou orar por mais momentos como esses."

Motivos de oração:
*Agradeça a Deus pelos cristãos do Norte, que se unem apesar da diferença cultural e abraçam os ex- muçulmanos e curdos como seus próprios irmãos e irmãs do Norte.
*Agradeça a Deus pelo time de liderança do Acampamento para Famílias realizado pela Portas Abertas e ore por sabedoria e bênçãos de Deus sobre suas vidas.
*Ore para que os cristãos, que vivem espalhados por toda a área, continuem sendo incentivo uns para os outros através de denominações e culturas, mesmo quando eles voltam para suas cidades de origem.

*Todos os nomes foram alterados por questões de segurança.

Fonte: www.portasabertas.org.br



Algumas curiosidades sobre a Bíblia:


*No ano de 1250 o cardeal Caro dividiu a Bíblia em capítulos, que foram divididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens.
*A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos.
*É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis.
*O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico.
*O Novo Testamento foi escrito em grego.
*A primeira tradução completa da Bíblia para o inglês foi feita por Wycliffe, em 1380.
*Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da Bíblia para a língua do povo alemão.
*Na biblioteca da Universidade de Gottingen, Alemanha, existe uma Bíblia que foi escrita em 470 folhas de palmeira.
*O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jó. A autoria de Jó é incerta. Alguns eruditos atribuem o livro a Moisés. Outros atribuem a um dos antigos sábios, cujos escritos podem se encontrados em Provérbios ou Eclesiastes. Talvez o próprio Salomão tenha sido seu autor.
*A Bíblia contém 1189 capítulos e 31102 versículos.
*No livro de Ester e no livro de Cantares não se encontra a palavra Deus.
*O Antigo Testamento termina com uma maldição, e o Novo Testamento termina com uma benção.
*O último livro da Bíblia a ser escrito foi III João.
*Há 3573 promessas na Bíblia.
*O livro de Isaías assemelha-se a uma pequena Bíblia: contém 66 capítulos; os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro.
*Dos quatro evangelistas só dois andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram seus discípulos.
*Todos os versos do Salmo 136 terminam com o mesmo estribilho: “Porque a Sua misericórdia dura para sempre.”
*O profeta que veio depois de Malaquias foi João Batista.
*João era o discípulo mais jovem dos doze.
*42 mil pessoas perderam a sua vida por não saberem pronunciar a palavra Shiboleth. (Juízes 12:5, 6)
*A única idade de mulher que se menciona na Bíblia é a de Sara (Gên. 23:1)
*Além de Jesus, Elias e Moisés foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites. (I Reis 19:8 e Deut. 9:9)
*A arca de Noé tinha três andares. (Gên. 6:16)
*Elias teve o privilégio de comer uma refeição preparada por um anjo.
*Existem muitos dados curiosos relativos às estatísticas bíblicas. Um dos números que mais aparece na Bíblia é o 7. Entre os Hebreus este número era considerado sagrado e símbolo da perfeição.
*Noé tinha 600 anos quando terminou a arca.
*O sábio Salomão deixou mais de três mil provérbios.
*Talento era uma moeda grega que valia o equivalente a mais ou menos mil e quinhentos dólares.
*Judas vendeu a Jesus por 30 moedas de prata, equivalentes a uns 20 dólares.
*Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. Foi decapitado a espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.
*Paulo, o grande apóstolo dos gentios, foi decapitado em Roma por ordem do tirano Nero.
*Salmo 118 é o capítulo que está no centro da Bíblia. Há 594 capítulos antes e depois do Salmo 118

Notícias


Bíblia Freestyle: pastor Ariovaldo Jr. lança projeto em que a Bíblia é apresentada em linguagem prática e popular

O pastor Ariovaldo Jr., da Igreja Manifesto Missões Urbanas, em Uberlândia, tem um modo bem peculiar de se expressar e escrever a respeito dos assuntos ligados ao cristianismo.

Ariovaldo é escritor, colunista do Gospel+, está lançando um novo projeto, que visa traduzir a Bíblia Sagrada à linguagem popular, de forma a levar as pessoas compreenderem de forma prática, quais os conceitos implícitos na mensagem cristã. O site bibliafreestyle.com.br publica, periodicamente, capítulos inteiros da Bíblia com a linguagem proposta para o projeto.
A área de atuação de Ariovaldo Jr. como pastor começou com o foco voltado para o público que frequenta a noite, e que é tido por muitos como inalcançável. Com o crescimento, a Igreja Manifesto recebe hoje, segundo o próprio Ariovaldo, “todo tipo de gente”, que busca o Evangelho.

Conheça mais sobre o projeto Bíblia Freestyle e a iniciativa do pastor Ariovaldo Jr de transmitir o Evangelho na linguagem popular e de fácil compreensão, acessando o site bibliafreestyle.com.br.

Veja abaixo o trecho da multiplicação de pães e peixes, de Mateus 15:
"Novamente Jesus chamou seus discípulos com a proposta de organizarem um lanche pra todo mundo. Jesus sentia a dor daquelas pessoas e não queria mandar ninguém com fome embora, pra não desmaiarem pelo caminho. Os discípulos, boca dura que eram, responderam de maneira ignorante: “Onde que tem pão pra esse tanto de gente num lugar deserto igual esse?”. Jesus perguntou o que tinham e novamente era uma mixaria. Míseros setes pães e uns lambaris.
E novamente botou a galera toda sentada e fez aquele lance mágico do Mc Lanche Feliz com os pães e os peixes. No final ainda sobraram sete cestas lotadas de rango. Mais de 4 mil pessoas comeram naquele dia.
Terminado o picnic, dispensou o povo e pegou o bonde pros lados de Magadã."


Profecia guardada no Vaticano prevê que o próximo Papa será o último e marcará a destruição da Igreja Católica; Para especialista, é o sinal do fim dos tempos

Após o anúncio de Bento XVI de que irá renunciar ao papado no próximo dia 28 de fevereiro, alguns cristãos pararam para refletir a respeito das profecias do apocalipse e de um santo católico, chamado São Malaquias, que lista o próximo líder da Igreja Católica como o último a exercer o mandato como Papa.

Os textos de São Malaquias estão expostos no Vaticano, e tratam da sucessão dos Papas. Em suas previsões, o santo católico atribuiu pequenas frases como síntese do mandato de diversos papas, listados em sequência por ele. Em 1.139, ele divulgou uma lista com 112 pontífices que assumiriam o posto de líder máximo da igreja romana após o término do do pontificado do então Papa Celestino II, que ocorreu em 1.143. Há grandes similaridades entre as frases atribuídas por São Malaquias aos três papas mais recentes, e seus mandatos na prática.

Sobre João Paulo I, o 109º Papa da lista, a frase usada pelo santo para definir o mandato foi “De Medietate Lunae” (Da Meia-lua, em tradução do latim). A semelhança está no fato de que o nome do Papa João Paulo I era Albino Luciani, que significa luz branca. Este Papa exerceu o pontificado por apenas um mês, e faleceu em 1978. Eventos significativos na vida do Papa ocorreram em noites de meia-lua, segundo informações do O Dia Online.

Já o Papa João Paulo II, que exerceu o pontificado até 2009, quando faleceu aos 92 anos, ocupou o 110º lugar na lista de São Malaquias, que definiu o santo padre que ocuparia este posto com a frase “De Laboris Solis”, que traduzido do latim significa “Do trabalho do sol”, e foi interpretado como “aquele que vem do leste ou como o papa de um grande e prolongado trabalho”. Karol Józef Wojtyła, seu nome de batismo, nasceu na Polônia e exerceu o pontificado por 27 anos, o terceiro mais longo da história da Igreja Católica.

O 111º Papa da lista de São Malaquias, Bento XVI, foi definido como “Gloria olivae”, que significa “Glória das oliveiras”, um lema que faz associação à ordem fundada por São Bento, e que usa a oliveira como símbolo. O texto de São Malaquias indica que o pontificado do 111º Papa seria comparado ao de Bento XV, o 104º da lista e que ficou marcado como um adepto da paz, apesar de não ter conseguido evitar a Primeira Guerra Mundial.

A profecia diz ainda que o 111º Papa, Bento XVI, não conseguiria conter uma terceira grande guerra, que seria travada por nações árabes contra a região em que atualmente ficam os Estados Unidos da América, e na sequência, contra a Europa e a África. São Malaquias escreveu ainda que o 111º Papa seria morto durante essa guerra, em algum momento entre os anos de 2009 e 2010, o que não ocorreu.

Na lista de São Malaquias, o 112º Papa é o último listado e definido com um nome, ao invés de uma frase: “Petrus Romanus”, que significa Pedro, o Romano, nome do primeiro bispo de Roma, o apóstolo Pedro. Segundo a profecia de São Malaquias, o pontificado deste Papa terminará com o Juízo Final e o fim da Igreja Católica: “Pedro, o Romano, que vai alimentar as ovelhas através de muitas tribulações, após as quais a cidade das sete colinas será destruída e o juiz tremendo julgará o seu povo. Fim”, diz o texto, publicado na Wikipedia.

A interpretação de que o próximo Papa será o último da Igreja Católica também é compartilhada pelo estudioso Luiz Carlos Fernandes. Entretanto, a interpretação de Fernandes para as profecias registradas na Bíblia compreende que o novo Papa será o anticristo: “Após a saída de Bento XVI que é o sétimo Rei e Papa, o Vaticano se dividirá em quatro governantes. Somente após isso virá o oitavo Rei e Papa. Na verdade não será humano, será um demônio personificando o falecido Papa João Paulo II, que com certeza foi o mais famoso em todos os tempos. Ele supostamente ressuscitará voltando da morte para a vida. Ele sim será o oitavo Rei e Papa o verdadeiro anticristo que a Bíblia revela e levará o mundo a perdição (Apocalipse 17)”, diz, fazendo referência ao fato de que desde a instituição do Vaticano como Estado, o novo Papa será o oitavo a ser eleito pelo conclave.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br