quarta-feira, abril 03, 2013

O caráter da pregação de Paulo


Atualmente nas igrejas, existem muitos discursos, mas poucas pregações; ótimas oratórias, mas na maioria faltam unção de Deus.
Qual perfil de pregador se espera do cristão? O que é, e qual diferença de pregação simples e rebuscada? Quais lições espirituais tem a pregação do apostolo Paulo?


LIÇÕES DO TEXTO 
*Paulo pregou em Corinto com humildade;
Mistério (algo que está sendo revelado) Deus tem se revelado ao longo dos tempos.
"E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria." 1 Coríntios 2:1. "Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento." 1 Coríntios 3:7.

*Paulo não buscava se autopropagar ou anunciar seus feitos, mas sim anunciar Jesus Cristo e sua obra, pois Cristo é o Centro.
"Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado." 1 Coríntios 2:2.

*A pregação que convence ao homem não são palavras persuasivas, mas são palavras que o Espírito Santo da e revela, confirmando-a.
O preparar é responsabilidade humana, mas a unção vem de Deus. O reconhecimento da dependência divina é essencial.
"A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1 Coríntios 2:4-5.

*Pregamos a sabedoria de Deus (revelação da sua vontade), não sabedoria deste mundo. A igreja deve buscar a sabedoria que vem de Deus, do alto.
"Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória." 1 Coríntios 2:6-8 

*Deus preparou muitas coisas que outrora eram ocultas. O Espírito revela as coisas de Deus. O que Deus preparou? Vida transformada, morada eterna no céu, alegria, paz e bênçãos.
"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus." 1 Coríntios 2:9-10

*O entender ou conhecer sobre Deus e a sua Palavra depende de ter a presença do Espírito de Deus e a sua revelação.
"Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." 1 Coríntios 2:11  

*Ao aceitar Jesus se recebe o Espírito de Deus, passando a ter mente de Cristo, daí por diante o crente é guiado pelo Espírito e vive segundo a vontade de Cristo.
"Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus." 1 Coríntios 2:12

*O homem natural que não tem o Espírito de Cristo não pode discernir as coisas de Deus, pois para ele é insensatez, sendo que as coisas de Deus se discernem espiritualmente e se aceitam pela fé.
"As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." 1 Coríntios 2:13-14


Conclusão do Aprendizado: Deus chama, capacita e envia, é primordial que toda obra seja feita na direção e dependência de Deus, confiando unicamente Nele. A pregação eficaz é aquela revestida da unção de Deus, e exposta em linguagem comum aos ouvintes para que entendam. Deus espera que seus pregadores anunciem toda verdade e que transmita sua revelação na integra, buscando agradar acima de tudo a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário