terça-feira, abril 09, 2013

Lugares Bíblicos - Mar Vermelho

MAR VERMELHO


Êxodo 14:15-31: "Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros, e os egípcios saberão que eu sou o Senhor  quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros. E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles. E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.  Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda. E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar. E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor  na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios. E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios. E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros. Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar, porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou. Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda. Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar. E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo."

O Mar Vermelho é famoso pela travessia conduzida por Moisés do povo judeu, recém libertado pelos Egípcios, a caminho de Israel. Também é conhecido por ter uma biodiversidade exuberante, tanto de peixes quanto de corais.

O Mar Vermelho possui águas relativamente quentes, variando entre 21 e 25 graus Celsius na sua superfície. Alguns dos principais países banhados por suas águas são Egito, Israel, Arábia Saudita, Jordânia e Sudão.

Cenário de um dos mais espetaculares trechos da Bíblia, o Mar Vermelho ainda hoje é fascinante por sua beleza e riqueza em recursos naturais. Segundo o relato bíblico, teria sido neste golfo do oceano Índico, entre a África e a Ásia, que Moisés atravessou com o povo hebreu quando saíam do Egito rumo à Terra Prometida. Deus abriu as águas, formando um corredor seco para que os hebreus atravessassem, fechando-o de novo quando os egípcios os perseguiam.

Há pouco, cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, fizeram estudos sobre a região na época da Bíblia e consideraram que o fenômeno da abertura das águas pode mesmo ter acontecido.

Entretanto, muitas dúvidas pairam sobre o assunto, mas não exatamente sobre a intervenção divina. “Traduções podem ter sido feitas de forma errada. Muitos estudiosos afirmam que o que foi traduzido como Mar Vermelho na Bíblia pode se referir a Mar dos Juncos”, diz o arqueólogo Rodrigo Silva, fundador do Museu Arqueológico Paulo Bork, em Engenheiro Coelho (SP). Mar dos Juncos não se refere a uma massa aquática, exatamente, mas a uma região nas suas proximidades. Do mesmo modo, o Mar Vermelho é um golfo do Oceano Índico, hoje ligado ao Mediterrâneo pelo Canal de Suez, mas o nome também designa a região à sua volta.

Em todo caso, a abertura das águas está descrita na Bíblia, deixando bem claro que uma parte seca do leito apareceu e deixou os hebreus passarem, sob a força de um forte vento. Mesmo que alguns cientistas discutam se foi mesmo um milagre ou um fenômeno da natureza sem interferência sobrenatural, eles poderiam responder o porquê de os hebreus estarem exatamente no ponto em que a água se abriria, no exato momento em que eles mais precisaram?

Hoje, o Mar Vermelho é amplamente visitado por seu inesgotável potencial turístico e sua abundante beleza natural, sendo um dos lugares mais procurados no mundo por mergulhadores por seus vastíssimos corais, sua riquíssima fauna aquática e diversos naufrágios. Com 438 mil metros quadrados, sua profundidade média é de 480 metros, e sua profundidade máxima é de mais de 2,2 mil metros. 


Você sabe quais são as maiores religiões do mundo??


AS OITO MAIORES RELIGIÕES DO MUNDO

1. Cristianismo (aprox. 2,2 bilhões de adeptos) 
Mesmo com o crescimento de outras religiões, o cristianismo continua sendo a doutrina com mais adeptos no mundo todo. Porém, seus seguidores têm mudado de perfil. Há um século, dois terços dos cristãos viviam na Europa. Hoje, os europeus representam apenas um quarto dos cristãos. Mas, o interessante mesmo é apontar onde o cristianismo mais cresceu no último século: na África Subsaariana. De 1910 para cá, a população cristã da região saltou de 9 para 516 milhões de adeptos. 

2. Islamismo (aprox. 1,6 bilhões de adeptos) 
A medalha de prata na lista das religiões é dos muçulmanos. Segundo projeções, daqui vinte anos, eles serão mais de um quarto da população mundial. Se esse cenário se concretizar, o número de muçulmanos nos Estados Unidos vai mais do que dobrar e um quarto da população israelense será praticante do islamismo. Além disso, França e Bélgica se tornarão mais de 10% islâmicas. 

3. Hinduísmo (aprox. 900 milhões de adeptos) 
Baseado nos textos Vedas, o hinduísmo abrange seitas e variações monoteístas e politeístas, sem um corpo único de doutrinas ou escrituras. Os hindus representam mais de 80% da população na Índia e no Nepal. Mesmo com tamanha variedade, são apenas a terceira maior religião do mundo. Porém, ostentam um título mais original: o maior monumento religioso do planeta. Trata-se do templo Angkor Wat – depois convertido em mosteiro budista –, que tem cerca de 40 quilômetros quadrados e foi construído no Camboja no século XII. 

4. Religião tradicional chinesa (aprox. 400 milhões de adeptos)
“Religião tradicional chinesa” é um termo usado para descrever uma complexa interação entre as diferentes religiões e tradições filosóficas praticadas na China. Os adeptos da religião tradicional chinesa misturam credos e práticas de diferentes doutrinas, como o Confucionismo, o Taoísmo, o Budismo e outras religiões menores. Com mais de 400 milhões de praticantes, eles representam cerca de 6% da população mundial. 

5. Budismo (aprox. 376 milhões de adeptos)
A doutrina baseada nos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda (600 a.C.), busca a realização plena da natureza humana. A existência é um ciclo contínuo de morte e renascimento, no qual vidas presentes e passadas estão interligadas. Como era de se esperar, essa religião oriental é a principal doutrina em vários países do sudeste asiático, como Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda maior religião do país: 71,4% da população é praticante. 

6. Sikhismo (aprox. 20 milhões de adeptos) 
Embora pouco difundido, o Sikhismo é a sexta maior religião do mundo. A doutrina monoteísta foi fundada no século 16 por Guru Nanak e se baseia em seus ensinamentos. O sikhismo nasceu na província de Punjab, na Índia, e grande parte de seus seguidores ainda vivem na região. Eles representam 1,9% da população da Índia e 0,3% de Fiji. 

7. Judaísmo (aprox. 15 milhões de adeptos)
Atualmente, a maior parte dos judeus do mundo vive em Israel e nos Estados Unidos, para onde migraram fugindo da perseguição nazista. Mesmo assim, os judeus representam somente 1,7% da população norte-americana. Enquanto isso, na Argentina, nossos hermanos judeus são 2% da população.

8. Espiritismo (aprox. 13 milhões de adeptos)
Espiritismo não é exatamente uma religião, mas também entra na lista. A sobrevivência do espírito após a morte e a reencarnação são as bases dessa doutrina, que surgiu na França e se expandiu pelo mundo a partir da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec (1857). É no Brasil que se encontra a maior comunidade espírita do mundo: 1,3% da população do país é espírita.

Fonte: Revista Super Interessante / Pew Research Forum on Religion & Public Life e The Association of Religion Data Archives.

Batismo da Páscoa

Na sexta-feira santa, dia 29-03-2013 tivemos uma grande alegria, pois 3 jovens reconheceram publicamente que entregaram suas vidas a Cristo!! Que Deus abençoe e fortifique a caminhada de cada um!

"E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado."
Marcos 16:15-16

Pr. Henrique Kasdrof, Fernanda Gielow Kasdrof, Marcelo Neufeld Ott, Ângela Martens Harder e Pr. João Udo Siemens.



















quarta-feira, abril 03, 2013

O caráter da pregação de Paulo


Atualmente nas igrejas, existem muitos discursos, mas poucas pregações; ótimas oratórias, mas na maioria faltam unção de Deus.
Qual perfil de pregador se espera do cristão? O que é, e qual diferença de pregação simples e rebuscada? Quais lições espirituais tem a pregação do apostolo Paulo?


LIÇÕES DO TEXTO 
*Paulo pregou em Corinto com humildade;
Mistério (algo que está sendo revelado) Deus tem se revelado ao longo dos tempos.
"E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria." 1 Coríntios 2:1. "Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento." 1 Coríntios 3:7.

*Paulo não buscava se autopropagar ou anunciar seus feitos, mas sim anunciar Jesus Cristo e sua obra, pois Cristo é o Centro.
"Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado." 1 Coríntios 2:2.

*A pregação que convence ao homem não são palavras persuasivas, mas são palavras que o Espírito Santo da e revela, confirmando-a.
O preparar é responsabilidade humana, mas a unção vem de Deus. O reconhecimento da dependência divina é essencial.
"A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1 Coríntios 2:4-5.

*Pregamos a sabedoria de Deus (revelação da sua vontade), não sabedoria deste mundo. A igreja deve buscar a sabedoria que vem de Deus, do alto.
"Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória." 1 Coríntios 2:6-8 

*Deus preparou muitas coisas que outrora eram ocultas. O Espírito revela as coisas de Deus. O que Deus preparou? Vida transformada, morada eterna no céu, alegria, paz e bênçãos.
"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus." 1 Coríntios 2:9-10

*O entender ou conhecer sobre Deus e a sua Palavra depende de ter a presença do Espírito de Deus e a sua revelação.
"Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." 1 Coríntios 2:11  

*Ao aceitar Jesus se recebe o Espírito de Deus, passando a ter mente de Cristo, daí por diante o crente é guiado pelo Espírito e vive segundo a vontade de Cristo.
"Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus." 1 Coríntios 2:12

*O homem natural que não tem o Espírito de Cristo não pode discernir as coisas de Deus, pois para ele é insensatez, sendo que as coisas de Deus se discernem espiritualmente e se aceitam pela fé.
"As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." 1 Coríntios 2:13-14


Conclusão do Aprendizado: Deus chama, capacita e envia, é primordial que toda obra seja feita na direção e dependência de Deus, confiando unicamente Nele. A pregação eficaz é aquela revestida da unção de Deus, e exposta em linguagem comum aos ouvintes para que entendam. Deus espera que seus pregadores anunciem toda verdade e que transmita sua revelação na integra, buscando agradar acima de tudo a Deus.